Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos de uma mulher dos anos 80...

"A vida em constante mudança..."

Desabafos de uma mulher dos anos 80...

Sab | 02.06.12

Livro ou E-book?

Butterfly

Ainda há dias atrás, quando estava a ver o novo jogo do Malato, "Desafio Final", surgiu o tema "E-books", dei comigo a pensar uma x mais sobre este assunto.

Mas ... O que é isto dos "E-books"? Para quem sabe inglês, Electronic books - e em português, traduz-se por "livro digital", "electrónico". Assim sendo, a grande diferença entre um livro e um E-book é o facto de o primeiro ter sido impresso, papel, e o segundo (e-book), é apenas digitalizado para um pc, laptop etc. Os adeptos deste formato, utilizam geralmente o Adobe reader para puderem ler seus e.books.

 

Dizem os mais entendidos e os defensores deste livro digital, que apresenta inumeras vantagens que o livro tradicional não apresenta:

 

 Portabilidade - em qualquer hora ou lugar podem abrir o pc e ler um pouco;

 Fácil acesso - Qq livro vendido noutro continente pode chegar-nos em poucos minutos (através da interner)

 Baixo Custo - Esta já era de esperar não é? Não há custos de material, mão de obra etc.

 

Eu acrescento mais uma vantagem, que geralmente é esquecida sem ser menos importante: Quem utiliza esta opção para as suas leituras, está sem duvida a cooperar com o MEIO AMBIENTE.

 

Mas..........................................Vocês sabem, uma das minhas grandes paixões é ler, comprar livros... E ... como tal, não sinto que ler um e-book seja a mesma coisa de ler um livro em papel. Podem chamar-me conservadora. Mas o prazer de ler até está no simples facto de esfolhear as páginas, sentir que estou a consumir o livro, dia após dia. O que não seria possível em e-book.

 

Aqui fica uma pergunta: Não se estará cada vez mais a perder a paixão pelos livros em si? Será que não estamos a mudar as gerações mais novas para novos hábitos? A fazr com que os jovens dêem ainda mais valor a tudo o que é digital??? 

 

Ok. dizem-me:

- "Ah e tal é mt fácil de transportar." E então? Um livro não é assim tããããããããããão grande e tãããããããããããããão pesado que não dê para transportar bem!?

- "Ah mas é mais barato". Pois é, é mais barato, mas também temos que fazer downloads, ter internet... Ou seja, importa custos acessórios.

 

Ah! E se acabassem os livros, só quem tivesse computador, laptop e outras maquinarias é que tinha direito à LITERATURA?! Não é um bocadinho injusto??

Qualquer dia sinto-me uma analfabeta... {#emotions_dlg.blushed}

 

Se estiverem interessados, espreitem este site - http://purl.pt - Biblioteca Nacional Digital!

 

Beijo*

Niela

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Butterfly

    02.06.12

    N ha nada como os livros pois n? Mas já vi/ouvi pessoas mt dadas as estas coisas... as x penso se serei eu k n me adapto a esta tecnologia! =S
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.