Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos de uma mulher dos anos 80...

"A vida em constante mudança..."

Desabafos de uma mulher dos anos 80...

Sex | 21.09.12

Ansiedade

Butterfly

Quando entrei na faculdade, descobri uma coisa que desconhecia completamente: A ansiedade.

Não, não é a dita ansiedade de esperar por algo, mas sim aquela ansiedade desencadeada pelo desconhecido, pela mudança, por preocupações (infelizmente sofri muito com uma doença de alguém muito próximo). Era como uma bola de neve. Eu era aquela que queria que todos estivessem felizes, porém era me impossível. Fazia tudo por tudo, dar apoio a todos, ouvir e dar conselhos a quem estava mal. No entanto, as circunstâncias da vida não deixavam que isso acontecesse, por mais que me esforçasse. Então, certa noite senti-me muito muito mal - mal disposta (quase de vomitar), um nó na garganta que parece que não me deixava respirar, transpirar muito, o meu peito estava cheio de manchas vermelhas, e até sentia dormência nas pernas! Foi aí que os que estavam junto a mim decidiram levar-me para o hospital. Entrei para as urgências, e deram me um liquido para beber (liquido esse que me fez adormecer numa cadeira). Estive lá quase 2 horas dentro, saí e o Dr. nem explicou o que me tinha acontecido. Que pensei? Bom, o melhor será ir a um médico particular. Estava assustada. Foi aqui que me explicaram que tinha tido uma grande crise de ansiedade. Como eu sempre tentei aguentar tudo e mais alguma coisa, ser aquela que dava apoio incondicional e não estava a conseguir controlar a situação, o meu corpo ressentiu-se. O sentir que não estamos a controlar a situação gera estas crises. O nosso corpo, aguenta, aguenta, estamos nervosos e/ou stressados, e nem nos apercebemos...até ao dia em que o nosso organismo "explode" toda a adrenalina que tem concentrada. O Dr. receitou-me logo ansioliticos. Pois é. Nova demais para andar a tomar esses medicamentos, mas teve que ser. O que é facto é que andei assim durante anos. E... finalmente antes do inicio do Verão deixei de os tomar de vez! Estava farta, cansada de andar a tomar comprimidos. Tenho conseguido controlar a ansiedade, não tenho tido crises, mas também confesso que por vezes me recordo delas. 

 Vou começar um novo trabalho, e estou a pensar seriamente em me inscrever no ginásio. O desporto ajuda muito nestes casos... Quero aliviar a tensão que por vezes sinto, quero andar bem, estar feliz e sentir orgulho de mim mesma.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Butterfly

    22.09.12

    Ai... pois faz...Mas sabes, os meus horários não sao faceis...Nunca tive os horários dito "normais": Entro as 7 da manha e saio as 16h, ou entro as 15h30 e saio às 00h00 - Ou seja, kd entro de manha e tenho um bocadinho da tarde, sinto me super cansada e cheia de sono pk levanto cedo. Kd entro as15h30 só tenho a manha livre e no dia anterior saí as 00h00.looooool (Confuso?lol) Vai ser preciso mt força de vontade... Não sei ainda. Oia eu gostava duma cena tipo dance fusion, fitness...hum não sei.Terei que falar mlh com eles, para que alguém me aconselhe. Agora já não fazes nada?
    Beijinho*
  • Imagem de perfil

    Margarida

    22.09.12

    Eu quando andava em Abrantes também tinha dias em que saía às 00h00 e outros em que entrava logo às 8h00... Nos dias em que saía às 00h00 tentava ir antes de entrar, por volta da hora de almoço, e nos dias em que entrava logo às 8h00 ia logo depois do trabalho... Se custava? Claro que custava, imenso! Havia dias em que estava tão cansada que não tinha vontade nenhuma de lá pôr os pés... Mas obrigava-me a ir e quando lá chegava e começava a fazer exercício sentia-me logo melhor (cansada, é certo, mas melhor no geral). Mas claro, também ajudava o facto das sessões serem 30 minutos (no mínimo, se quisesses podias ficar mais tempo).
    Sim, o dance fusion ou o fitness vão puxar bem por ti :) mas depois para as aulas também entra o factor horário (muitas delas têm horários fixos e com o teu horário não vai ser fácil...). O ideal mesmo é ires informar-te e só depois de saberes todas as alternativas escolher.
    Agora já não estou no ginásio vai para um ano (o ginásio fechou quando ainda estava lá e depois o desemprego...), mas costumo ir dar umas caminhadas (com alguma corrida pelo meio - não muita, que a minha capacidade cardio-respiratória não tem andado nos seus melhores dias...) e vou ver se me informo sobre artes marciais enquanto estiver na Figueira :D
    O problema de grande parte dos ginásios é que tens a fidelização obrigatória de 1 ano e isso no meu caso não ajuda muito porque não sei se vou continuar na Figueira daqui a 9 meses...
    Bjinhos
  • Imagem de perfil

    Butterfly

    23.09.12

    Bolas, tinhas mesmo mta força de vontade, ñ se tornou num vicio dp? Sim, pk com estes horarios o nosso organismo anda todo desorientado, e o cansaço é mt! Fico smp com muito sono (e eu ate nem sou pessoa de dormir mt mt...). Perhuntei se tinha tornado um vicio, pk o ano passado durante o verão, 2x por semna fazia bicicleta - aqui onde moro à uma pista junto à lagoa para andar, um ambiente muito bom e bonito. Parecia que estava viciada. Mas agora não... =( Vai começar o inverno e todos os desportos outdoor ñ dão mt jeito não é?
    Isso de ser 30 min,por um lado ate era bom... S calhar não custava tanto ao sair de casa...ias sozinha? É que com os nossos horários nunca da para combinar com uma amiga...
    Artes marciais????Beeeeem...deve ser interessante tb. Pois, eles metem fidelização de 1 ano, para os clientes não fugirem, pelo menos aquele é garantido...o que em certas situações não facilita.
    Hum, gostas da figueira??
    Força tb*** Beijinho.
  • Imagem de perfil

    Margarida

    24.09.12

    Não tinha, mas fui ganhando Vício? Mais ou menos, verdade seja dita que já antes gostava de fazer exercício (isto vindo de alguém que detestava as aulas de educação física no secundário...) e depois fiquei com o bichinho maior podemos ficar cansadas, mas depois até parece que conseguimos dormir melhor e acabamos por ficar com mais energia.
    Sim, sendo 30min sempre fazias exercício e não era muito tempo que "roubavas" ao teu dia. Sim, ia sozinha, só quando estava em Coimbra e ia para o Choupal correr é que costumava ir acompanhada, agora é sempre sozinha (com a música nos ouvidos, mas sozinha), não tenho muita gente aqui para estes lados e mesmo que tivesse eles não são tão amigos de aventuras e afins como eu
    Sim, as artes marciais sempre me fascinaram um pouco e uma pessoa tem de se saber defender... a ver vamos quais as condições de inscrição...
    Gosto bastante da Figueira sim, se pudesse ficava por aqui ainda uns anitos (não digo para sempre porque isso depende de outras coisas...)
    Bjinhos
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.